Portal do Governo Brasileiro
You are here: Home Serviços Registro e Expedição de Cédula de Identidade de Estrangeiro - CIE
Acesse a sua conta
 
Contador acessos
Proteção social Proteção social
Ministério da Justiça- MJ

Registro e Expedição do documento necessário para o estrangeiro fixar residência, exercer atividade profissional ou estudar no País. O documento tem validade variável de acordo com a situação.

Informações importantes:

• O processo para registro, emissão/renovação da cédula de Identidade de Estrangeiro só é feito pessoalmente, na Polícia Federal mais próxima da residência do interessado.
• O estrangeiro registrado é obrigado a comunicar ao Ministério da Justiça a mudança do seu domicílio ou residência, devendo fazê-lo nos 30 (trinta) dias imediatamente seguintes à sua efetivação, conforme art. 102 da Lei 6815/80, sob pena de multa.
• Ao dirigir-se a uma unidade da Polícia Federal, leve consigo todos os seus documentos pessoais e procure sempre apresentar um comprovante de endereço. O preenchimento equivocado do formulário, notadamente do CEP, pode atrasar o seu atendimento.
• O prazo para registro é 30 dias contados a partir da data de ingresso no território nacional (Artigo 30 da Lei nº 6.815/1980);
• O estrangeiro menor de idade deverá apresentar-se acompanhado dos pais ou responsável legal;
• Os pedidos de renovação das cédulas devem ser feitos antes do vencimento do documento, sob pena de pagamento de multa.
• Estão dispensados da substituição da CIE, mesmo após o vencimento, os estrangeiros portadores de vistos permanentes, que tenham participado de recadastramento anterior e que tenham completado 60 anos até a data de vencimento da cédula ou sejam deficientes físicos.
• O estrangeiro permanente que se ausentar mais de 2 anos ininterruptos do território nacional, perde a permanência.


Em qualquer uma das unidades da Polícia Federal no Brasil (vide "Localização das unidades").
6e7de7a5e144407d822015d1d144007e Presencial
Em qualquer uma das unidades da Polícia Federal no Brasil (vide "Localização das unidades").
Gratuito
Informações do Órgão
Ministério da Justiça- MJ
Departamento de Polícia Federal
Contato do Ouvidor
Helena Melo Moura Meireles de Matos
(61)2025-7999 / 2025-7987
45cba450352b84dce255684344523cd2